A importância de um kit churrasco: carne macia com corte certo!

A importância de um kit churrasco: carne macia com corte certo!

Além de uma saborosa refeição, o churrasco é uma verdadeira arte e o artista churrasqueiro também precisa de suas ferramentas de trabalho. Por isso, neste artigo vamos falar mais um pouco sobre a importância de um kit churrasco, composto de alguns utensílios indispensáveis para extrair o melhor de uma peça de carne.

Você está redondamente enganado, se pensa que um churrasco de verdade é feito com a carne comprada no supermercado, uma grelha e qualquer faca de cozinha. Um churrasco digno de um Oscar depende de uma série de técnicas e utensílios de um bom chef.

Além do tipo de churrasqueira, que vai variar de acordo com o ambiente do evento, complementada com suas grelhas e espetos próprios, um avental de couro para mostrar que entende do assunto (tem que ser de couro vegetal), uma tábua de corte e alguns outros itens opcionais, como potes, panos, tabuleiros e pratos, o mestre churrasqueiro precisa de um bom garfo de churrasco e de um excelente jogo de facas.

O básico em um kit churrasco: um jogo de facas excelente é indispensável.

Promoção!
Promoção!

Um bom churrasco, de qualquer corte de carne, tem um segredo que vamos revelar agora: cortar a peça da forma correta. E também limpar, removendo nervos e películas que podem deixar a carne dura depois de assada. Para cada função, há uma faca específica, desde desossar alguns cortes, até separar os pedaços de picanha que irão para a grelha ou para o espeto. Escute um conselho: não compre qualquer faca pela internet, pode se tornar uma dor de cabeça. Tenha algo de qualidade que facilite o trabalho e contribua para um resultado macio e suculento.

Que as facas devem estar bem amoladas não é necessário dizer, isso é óbvio. Afinal, quem nunca tentou cortar a carne com uma faca “cega” e sofreu um bocado, não é mesmo? Porém, uma boa faca vai além de ter passado por um processo de amolação. O tamanho correto é um requisito essencial. O material de fabricação normalmente Inox ou Aço Carbono irá permitir uma amolação mais precisa e garantir maior durabilidade. O formato varia de acordo com a função, pois não dá pra desossar com uma faca comum, muito menos fatiar a carne com uma faca de serra.

A faca deve sair de casa amolada. E você deve possuir em seu kit churrasco uma boa chaira, para manter o fio durante o uso contínuo da lâmina.

Principais facas de um kit churrasco eficiente:

Além de uma faca de aço Inox de pelo menos 8 polegadas, a faca mais básica, e de um bom cutelo para ossos, você precisa ter uma faca grande padrão para carnes, uma faca de desossar e uma faca pequena e fina, que serve tanto para legumes, quanto para pequenos trabalhos de limpeza da carne, como retirar um nervo. Uma ótima opção é a Medeiros de 10 polegadas. Com uma lâmina comprida e de ponta bem fina, ela cumpre o papel de faca padrão, é ótima na limpeza e serve na desossa também. É um produto artesanal, feito em aço carbono, com um acabamento espetacular. Aqui na loja você pode conhecer mais sobre esses produtos.

Aproveite para conhecer as Facas Medeiros no vídeo ao final do artigo e contamos com você para deixar seu comentário com sugestões sobre esse post, sobre dúvidas que você teve e também para elogios! Esperamos que estejam gostando dos nossos conteúdos.

Promoção!
Promoção!
Promoção!
R$180,00 R$154,80
Aproveite e receba por email novos posts e ofertas, cadastre-se aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *